quinta-feira, 11 de março de 2010

Desafios de um bom trabalho

Durante o desenvolvimento deste trabalho encontramos alguns, ou melhor,vários desafios,né! Acima de tudo houve muita paciência, para enfrentá-los. Até mãe, pai, e principalmente namorados contribuiram para isso.
O primeiro foi selecionar bastante os personagens, como queríamos pessoas que protagonizaram o movimento estudantil e profissionais de destaque na área da comunicação, da sociologia e política sabíamos que não seria fácil fazer o contato com eles( Vocês conferiram aqui na postagem a baixo a nossa lista de entrevistados). Aquelas que agente pensava que seria impossível de se entrevistar, nós conseguimos!!!! Resolvemos entrevistar pessoas ilustres que poderiam ser complicadas para agendar, até porque algumas residiam no Rio de Janeiro, tais como Vladimir Palmeira, Zuenir Ventura, Evandro Teixeira, e já estavam quase descartadas por nós por ter alto custo financeiro. Mas por oportunidades do destino, fomos até eles, com várias dificuldades no caminho, como o financeiro, não nos impediu que realizássemos as entrevistas. Outras que residiam em São Paulo, precisávamos ir muito cedo de carro para levar o cinegrafista, fazíamos o contato e agendávamos várias entrevistas para o mesmo dia, para poder aproveitar o maior tempo possível, nisso foram várias idas à São Paulo e alguns perigos pelo caminho e algumas entrevistas que foram canceladas horas antes da gravação.
Como escolhemos um tema que remete ao passado foi criado um obstáculo, principalmente para achar imagens dos movimentos estudantis da década de 1960, ditadura militar, diretas já e o movimento caras pintadas, pois empresas e aqruivos nacionais que fornecem material audiovisual cobravam muito caro para nos fornecer imagens e resolvemos apostar nas imagens que iríamos conseguir de arquivo pessoal dos entrevistados. Encontramos muita dificuldade para decupar o material, pois realizamos muitas entrevistas e o aparelho da faculdade que captura a imagem da fita e copia para um DVD estava quebrado, ou seja, nós tínhamos que fazer a decupagem só na faculdade. A finalização do documentário foi um grande desafio, pois conciliar o tempo para realizar roteiro, seleção de imagens, edição e relatório pediu muita dedicação. Portanto todos os desafios que encontramos durante a construção e finalização do documentário foram transformados em garra para continuarmos.
E agora estamos aqui, e tudo parece como um filme para nós, um sonho concretizado!
Continue sempre acompanhando os nossos passo-a-passo
Alessandra Borges
Gisele Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário