quarta-feira, 17 de março de 2010

Trilha Sonora


Venho agora comentar com vocês um detalhe primordial que há em um documentário: a trilha sonora! Realmente, se usado de forma inadequada prejudica o trabalho, mas sabendo escolher o repertório que melhor indentifica o trabalho,elas contribuem muito para um vídeo com sonorização perfeita. Sem dúvida a música é um como se fosse um dos personagens do filme, ou do vídeo documentário.
Por exemplo no nosso documentário "Mostra Sua Cara" abordamos inicialmente a questão da ditadura, dos jovens que sofriam com as torturas, manifestações, e exílios, então tivemos que fazer uma pesquisa aprofundada neste assunto, e havia músicas que se tornaram "hinos" daquela época como a música Pra não dizer que não falei das flores de Geraldo Vandré, ou Alegria Alegria do cantor Caetano Veloso. Mas quando mostramos o jovem atual tivemos que nos aproximar da cultura deles, e apostamos na música Geração Coca-Cola, do Legião Urbana, também usamos músicas dos artistas:Gabriel Pensador, Charlie Brow,Jimmi Hendrix.
É claro não poderia sair sem ressaltar a música tema do documentário, como o nome já diz "Mostra Sua Cara", utilizamos a grande trilha sonora do Cazuza, a música:Brasil.
Além destas, foram usadas outras e também é primordial que haja músicas consideradas "instrumentais", aquelas em que há apenas as batidas, não há voz.

Veja a letra e o clipe* da música BRASIL:

Composição: Cazuza / Nilo Roméro / George Israel
Não me convidaram
Pra esta festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...

Não me ofereceram
Nem um cigarro
Fiquei na porta
Estacionando os carros
Não me elegeram
Chefe de nada
O meu cartão de crédito
É uma navalha...

Brasil!
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...

Não me convidaram
Pra essa festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...

Não me sortearam
A garota do Fantástico
Não me subornaram
Será que é o meu fim?
Ver TV a cores
Na taba de um índio
Programada
Prá só dizer "sim, sim"

Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...

Grande pátria
Desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair
Não, não vou te trair...

Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...(2x)

Confia em mim
Brasil!!

* Para acessar o clipe é só clicar no título da postagem

Até mais..

Nenhum comentário:

Postar um comentário