sábado, 30 de outubro de 2010

Democracia aonde?



Diante das eleições do segundo turno para presidente me deparo com algumas declarações que me deixam um pouco decepcionadas com o nosso patriotismo e nosso civismo.
Quando colhemos depoimentos de estudantes, ex-líderes estudantis, políticos que fazem parte hoje do cenário nacional, cientistas políticos e filósofos, durante o vídeo documentário Mostra Sua Cara, nos disseram a seu ponto de vista que hoje a A União Nacional dos Estudantes (UNE) esqueceu seu verdadeira identidade, disseram ainda que integrantes da instituição que são filiados a partidos diversos, em vez de lutarem juntos por uma democracia que defenda os direitos do jovem, não! Eles defendem as ideologias do seu partido.
A UNE é a principal entidade estudantil brasileira."Teria" como objetivo representar os estudantes do ensino superior. Com os depoimentos, precisávamos é claro entrevistar o presidente da UNE, Augusto Chagas, para que ele nos responda qual a representatividade que esta entidade tem atualmente, sendo ela tradicional nos direitos dos estudantes, desde sua fundação em 1937, e claro responder se estes questionamentos feitos hoje são verdadeiros, que a entidade defende ideias de um partido. (Confira o depoimento aqui)
Em resposta, ele nos disse, que a UNE sempre foi, e sempre será uma entidade que lutará pelos jovens, sendo imparcial, mesmo que seus integrantes pertencem a algum partido político.
Mas o que vemos hoje? Há poucos dias atrás no site da UNE (http://www.une.org.br), eles colocam de manchete que estão declaradamente apoiando um candidato a presidente. E durante estes dias um série de movimentos e mobilizações eles tem realizado pelo Brasil inteiro. O que seria isso???
Novamente questiono um integrante da UNE sobre este caso, o que ele me responde?? "Diante desta polarização que a política vive atualmente, precisamos nos direcionarmos a favor do melhor para os jovens", afirma o integrante.
Mas aonde está a imparcialidade, a ideologia da UNE que foi construída e literalmente protestada em anos da ditadura militar? Tudo acabou... Será que não podemos mais nem acreditar em órgãos que "querem" nos defender?? AOnde está o verdadeiro sentido da palavra "política"?
É amigos, amanhã será um exercício de cidadania para todos nós, precisamos olhar ao fundo e ver o que queremos para nós e para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário